enfermeiros

VER GALERIA

A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Uni-CV,  realizou a IV Jornada Académica de Enfermagem, sob o lema "Os Enfermeiros: Uma Voz de Liderança, Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", no âmbito da comemoração do dia Internacional do Enfermeiro celebrada a 12 de Maio. A IV Jornada teve lugar nesta terça-feira, 16 de maio, no anfiteatro do Campus do Palmarejo, Cidade da Praia.

A sessão da abertura foi realizada pelo Pró-reitor para Graduação e CESP, Professor Doutor João Cardoso, acompanhada da enfermeira Alice de Sena Martins, actualmente reformada, e do Presidente da FCT, Professor Mestre Jorge Tavares.

A enfermeira Alice de Sena Martins dirigiu breves palavras ao público com o intuito de alertar para determinadas situações e também para “dar a força para à caminhada dos profissionais que não é nada fácil”.

“Na atualidade os enfermeiros estão mais visíveis e podem ser mais apreciados por aquilo que são do que aquilo que fazem, mais pelas suas virtudes do que pelos seus conhecimentos e ações. Esta tendência da forma como os enfermeiros são avaliados é confirmada pelos estudos realizados em vários países do mundo”, sublinhou aquela que também já foi enfermeira.

Os enfermeiros estão sistematicamente no topo das avaliações em termos de transmissão de uma imagem confiável, honesta e ética, contudo estes estudos não nos dizem se o público valoriza o trabalho dos enfermeiros ou até se têm alguma ideia sobre o conhecimento e o julgamento que a enfermagem requer, avançou a mesma.

O presidente da FCT avançou que o curso da Enfermagem é muito acariciado e tem representado muito bem a universidade lá fora.

“A enfermagem é uma arte porque cuida do bem-estar da população e se estamos a cuidar da população é porque estamos a promover o desenvolvimento sustentável”, reforçou o dirigente.

Por sua vez, o Pró-reitor para a Graduação e CESP afirmou que o lema "Os Enfermeiros: Uma Voz de Liderança, Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", escolhido para este ano encaixa perfeitamente no momento em que se encontra a profissão.

“Hoje a questão da liderança tem que ser vista mais em termos daquilo que é, não quem manda, não quem dirige, mas é sobretudo, quem consegue mobilizar os outros para a prossecução dos objetivos comuns”, acrescentou.

A coordenadora da Enfermagem avançou que o propósito da IV Jornada Académica de Enfermagem é criar um momento para os estudantes, futuros enfermeiros, em comemoração do dia 12 de maio.

“Este ano fizemos a IV Jornada Académica de Enfermagem para promover a reflexão que os estudantes precisam ter nas suas práticas como futuros profissionais, é um momento totalmente dedicado a eles, onde vão apresentar trabalhos, então acabam por ver a profissão de uma outra forma, isso é o queremos durante a sua formação aqui na nossa universidade”, sustentou ainda.   

 A IV Jornada Académica de Enfermagem debruçou-se sobre 3 painéis: representação da Enfermagem enquanto profissão; contributo para o desenvolvimento sustentável; e Enfermagem em ação.

O ato de celebração do dia dos enfermeiros contou com a presença dos estudantes do curso de Enfermagem da Uni-CV, PIAGET, ÚNICA assim como enfermeiras e outros convidados especiais.

 


Uni-CV comemora dia Internacional de Enfermeiro com Jornada Académica

IV-JORNADA-ENFERMAGEM_FCT.jpg

A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Uni-CV, vai realizar a IV Jornada Académica de Enfermagem, sob o lema "Uma Voz de Liderança, Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável", no âmbito da comemoração do dia Internacional do Enfermeiro celebrada a 12 de Maio. A IV Jornada vai acontecer no dia 11 às 8 horas, auditório do Campus de Ribeira Julião em Mindelo, e no 16 de maio às 8 horas, no Campus do Palmarejo, Cidade da Praia.

Para o Dia Internacional dos Enfermeiros deste ano, comemorado a 12 de Maio, o International Council of Nurses (ICN) escolheu como tema os Enfermeiros: Uma Voz de Liderança, Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os temas são sempre escolhidos com o intuito de promover uma reflexão profunda, de todos os profissionais de Enfermagem sobre as dificuldades enfrentadas e os desafios lançados no exercício, em plenitude, da sua profissão.

Assim pretende-se demonstrar, este ano, que ao comemorarmos os sucessos dos enfermeiros vamos de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). É imprescindível saber como é que cada enfermeiro, à semelhança de muitos, já está a contribuir para o seu sucesso e para tornar a saúde uma realidade para milhões de pessoas em todo o mundo.

O Dia Internacional de Enfermagem é comemorado a nível mundial e foi instituído pelo conselho internacional de Enfermeiros em 1974, em alusão ao nascimento da Florence Nightingale, considerada a mãe da Enfermagem moderna. Este dia 12 de Maio vai assinalar os contributos dos Enfermeiros na sociedade cabo-verdiana.

IV JORNADA DE ENFERMAGEM