montagem encerramento mathematical days

O Encontro Internacional de Matemática e Aplicações – The Cape Verde International Days on Mathematics foi encerrado esta quarta-feira, dia 10 de maio, no auditório do Campus do Palmarejo.

Foram três dias intensos de conferências com a participação internacional de diversas universidades.

A conferência foi a terceira na série de conferências The Cape Verde International Days on Mathematics, organizada pela Universidade de Cabo Verde, e pela Universidade de Aveiro, Portugal. Vários temas forão abordados, tais como Otimização, Equações Diferenciais Ordinárias e Parciais, Controle não-linear, Modelagem Matemática e Métodos Numéricos Aplicados à Biomedicina, Cálculo Fracionário, entre outros.

Nesta edição foram realizadas 28 palestras lecionadas por participantes de 8 países.

O evento foi organizado em parceria com a Universidade de Aveiro, Fundação para a Ciência e Tecnologia e Center for Research & Development in Mathematics and Applications (CIDMA).

 

The Cape Verde International Days on Mathematics já começou

encontro_matematica.jpg

montagem_encontro_internacional_matematica.jpg

O Encontro Internacional de Matemática e Aplicações – The Cape Verde International Days on Mathematics iniciou-se esta segunda-feira, dia 8 de maio, no auditório do Campus do Palmarejo.

A sessão de abertura contou com uma mesa composta pela Reitora da Uni-CV, profª Doutora Judite Medina do Nascimento, o presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Dr. Jorge Tavares, e dois docentes da Universidade de Aveiro da comissão organizativa do evento, os profs. Doutores Ricardo Almeida e Delfim Torres, além do prof. Doutor Paulino Fortes como mestre de cerimónia.

Esta é a terceira edição deste encontro, que se iniciou em 2013 na Uni-CV. O professor Delfim Torres salientou, que durante os anos que têm realizado o evento, a evolução da universidade tem-se destacado por um aumento considerável de doutores no setor e "uma boa visão para o futuro".

"Esta conferência é uma boa oportunidade de fazer cooperação a níveis elevados", avançou ainda, referindo a possibilidade de cooperação na área de doutoramento.

"A matemática é se calhar das áreas mais importantes de desenvolvimento das ciências", afirmou o presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

A Reitora da Uni-CV apresentou a universidade e fez um historial dos pontos de parceria já estabelecidos com a Universidade de Aveiro, como é o caso da Casa da Ciência.

"Este encontro é uma oportunidade única que penso que os nossos estudantes deverão aproveitar para consolidar os seus conhecimentos", apontou.

A Reitora referiu a dificuldade do curso de matemática em receber novos estudantes.

"Temos de potencializar a presença de ilustres matemáticos, trocar experiências e quem sabe contribuir para o reforço da cooperação com as instituições internacionais presentes", referiu ainda.

A conferência foi iniciada e vai ter lugar no auditório do Campus do Palmarejo até dia 10 de maio.

poster web