Adilson_Silva_web.jpg 

O Professor Doutor Adilson Silva, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV, publicou o artigo “Estimation and incommutativity in mixed models”, em colaboração com outros investigadores internacionais, na revista cientifica “Journal of Multivariate Analysis”, da Editora Elsevier.

No artigo, apresenta-se um tratamento para a estimativa das componentes de variância e vetores estimáveis em modelos mistos, em que as matrizes que caracterizam a variância podem não comutar. Para superar essa dificuldade, particionam o modelo misto em sub-modelos usando sequências de matrizes ortogonais. Além disso, os autores obtêm regiões de confiança e derivam testes de hipóteses para as componentes da variância.  Para finalizar, comparam as estimativas obtidas com o método desenvolvido com as obtidas pelo método ANOVA, apresentando também estimativas baseadas em máxima verosimilhança restrita e não restrita.

Elsevier é a maior editora de trabalhos científicos no mundo, fazendo parte do grupo Reed Elsevier. Localizada em Amesterdão, a companhia tem operações substanciais no Reino Unido, EUA, Europa e no Brasil. Foi estabelecida em 1880 como uma empresa editora.

O artigo pode ser acessado aqui