IMG_4275.JPG

“Existence result for impulsive coupled on the half-line”, é o mais recente artigo publicado no mês de março pelo Professor investigador Robert Sousa, docente da Universidade de Cabo Verde, na “Revista da la real academia de ciências exatas, físicas e Naturales. Serie A. Matemática”.

De acordo com o resumo da obra, “o trabalho considera um sistema de equações não linear de segunda ordem acoplado (com variáveis não separadas) com não linearidades completas e condições de impulsos generalizados na semi‐reta real.” Os argumentos e técnicos utilizados para elaboração do artigo, baseiam-se nos conceitos de sucessões e funções de Carathéodory, espaços de Banach com normas ponderadas, funções de Green, o teorema de ponto fixo de Schauder e essencialmente o conceito de equiconvergência em cada momento impulsivo e no infinito.

É pela primeira vez que se obtém a existência de soluções para sistemas acoplados com condições impulsivas generalizadas na semi‐reta real, com não linearidades completas. Foi ainda possível aplicar o resultado principal do trabalho a um fenómeno real: ao movimento de um pêndulo de mola.

O artigo pode ser visto aqui.