Captura de ecrã 2018 05 03 às 09.24.21

40784184344_902771b09a_o.jpg

A Professora Sónia Silva Victória, no exercício das suas funções como Pró-Reitora para a Pós-Graduação e Investigação, participou na Semana da Internacionalização, no âmbito do Programa Europeu Erasmus+ K107 – ICM (International Credit Mobility), de 16 a 20 de abril de 2018, na Universidade de Valladolid (Espanha), iniciativa que envolveu a participação de 33 países, num total de 58 participantes afetos a Reitorias, Departamentos ou Direções, responsáveis pela Cooperação e Mobilidade Internacional de 58 Universidades.

O objetivo da participação na Semana da Internacionalização consistiu essencialmente na capacitação técnica sobre o Programa Erasmus+KA107 da Comissão Europeia.

Durante a semana da internacionalização na Universidade de Valladolid (UVA), a Professora Sónia Silva Victória, teve a oportunidade de assistir a uma sessão de posters na Faculdade de Filosofia e Letras, com a apresentação de cada universidade sobre as suas ofertas formativas, a sua cooperação, mobilidade, investigação e extensão universitária. Houve muito interesse por parte dos outros países, em conhecer melhor a Universidade de Cabo Verde, sendo que esta sessão foi muito enriquecedora, por algumas das universidades presentes apresentarem os mesmos desafios e dimensões estruturantes que a Uni-CV apresenta, e por terem demonstrado interesse em cooperar com a Uni-CV em alguns cursos de graduação e pós-graduação (exemplos: Gabão, Zâmbia, Caraíbas, Honduras, Geórgia, Albânia, El Salvador, Brasil, entre outros).

De realçar ainda  a oportunidade de assistir a uma conferência na sala de atos da Casa do Estudante, sobre o Programa Erasmus+ KA107. Neste programa, ao qual a Universidade de Valladolid concorreu, conseguindo o financiamento europeu de cerca de 1 milhão de euros, participam cerca de 65 universidades e instituições de ensino superior. Os resultados da primeira call, na qual a Uni-CV também participou, estarão disponíveis no dia 23 de maio de 2018 e haverá uma segunda call para candidaturas, em maio ou junho de 2018.

Os programas de mobilidade para estudantes na UVA realizam-se através dos programas Erasmus+, acordos bilaterais, intercâmbios e cursos de verão. Em média, saem por ano da UVA cerca de 756 estudantes (dados de 2017) e o país mais procurado é a Itália, seguido de Portugal. Em 2017, entraram na UVA, cerca de 721 estudantes, principalmente da Itália e França.

O valor da bolsa para estudantes das universidades parcerias é de 800 euros/mês e 840 euros/semana para o staff académico e administrativo. O programa ainda contempla as despesas de transporte aéreo e seguro de saúde e isenção de propinas para os estudantes. Foi demonstrada a plataforma de candidatura que esteve on-line (www5.uva.es/uvamobplus) nas várias instituições, tal como na Uni-CV.

A participação foi financiada pela Universidade de Valladolid, no quadro programa do Erasmus+ KA 107- ICM.