A Universidade de Cabo Verde participou na II Africa Innovation Summit (AIS 2018) que decorreu em Kigali, no Ruanda, de 05 a 09 de junho. O evento contou com cerca de 600 participantes, 120 conferencistas e palestrantes, showcases, exposições, 2 conferencias via satélite, eventos paralelos, sessões extraordinárias e exposição alusiva à inovação - top 50.

Salif Silva, Professor e Investigador da Uni-CV, Doutor em Design, integrou a delegação cabo-verdiana chefiada pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares, da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto, Elísio Freire e composta por elementos do NOSI, criadores, empreendedores e inovadores. 

AIS 2018 é um dos mais importantes eventos de inovação em África, um espaço privilegiado para discutir as grandes questões ligadas à inovação em África, organizada pela empresa cabo-verdiana, Ihaba (José Brito e Olugbenga Adesida)

A AIS 2018 focalizou-se sobretudo em soluções inovadoras e disruptivas para os principais desafios enfrentados pelos países africanos, que incluem acesso à energia, água, insegurança alimentar, sistemas de saúde e governança. soluções inovadoras para superar os desafios do setor da Agricultura e Segurança Alimentar. Sendo uma plataforma para o diálogo e para a ação, a AIS promoveu o diálogo, entre inovadores africanos, o governo, setor privado, sociedade civil e academia, orientado para a ação.

Durante a Cimeira foram discutidos temas importantes, de entre os quais "Universidades Africanas e Inovação", "Instituições e Sistemas de Inovação", "Ecossistemas de Inovação”; “Mobilização de Recursos para a Inovação", "Sociedade Civil e ONG's e Inovação”; “Cidades Africanas", "Blockchain” e “Laboratórios de Inovação”, explorados em workshops orientados para a ação.

De salientar algumas Importantes novidades saídas da AIS 2018: o lançamento oficial das conclusões do Painel de Alto Nível da União Africana sobre Tecnologias Emergentes (APET) sobre as tecnologias emergentes (Gene Drive para o controlo e erradicação da malária; Drones no horizonte: transformação da agricultura de África e Micro-rede; Empoderamento das comunidades e promoção da transformação em África); Lançamento do Concurso “Coding for Employnment” e o anúncio do Programa Horizon Europa que irá substituir o Horizon 2020.

20180607_173546.jpg