A 2ª Jornada Científica em Biologia & Saúde (JCBS) iniciou esta terça-feira, 19 de junho, no auditório da Reitoria, com o objetivo de divulgar o projeto “ANCoVer Network”, uma parceria da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Universidade de Leicester (UoL), Reino Unido e do Ministério da Saúde e Segurança Social (MSSS), bem como partilhar a investigação científica realizada em Cabo Verde na área e atualizar o conhecimento em Genética e Resistência Microbiana.

A Sessão Solene de Abertura contou com a presença do Pró-Reitor para Investigação e Pós-Graduação, Professor Aristides Silva, da Diretora Nacional da Saúde do MSSS, Dr.ª Maria da Luz Lima e da Coordenadora do projeto e docente investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Uni-CV, Professora Isabel Inês Araújo.

A Coordenadora do projeto aproveitou o momento para agradecer a todos os envolvidos na 2ª JCBS, cujo objetivo é o de proporcionar o conhecimento da temática, bem como a interação com os profissionais de forma a um melhor desenvolvimento do projeto que pretendem desenvolver.

A Diretora Nacional da Saúde frisou que “Face ao perfil epidemiológico demográfico que o país enfrenta atualmente, as doenças infeciosas e crónicas não transmissíveis - associadas ao aumento da esperança de vida e à exposição a diversos fatores de risco-, os serviços de saúde têm a obrigação de mudar de paradigma na área de resistência e melhoria da prestação de cuidados de saúde e na promoção da saúde”.

Por sua vez, o Pró-Reitor para Investigação e Pós-Graduação, sublinhou que as Jornadas Científicas em Biologia & Saúde trouxeram e continuam a trazer excelentes oportunidades de formação contínua, de atualização do conhecimento em Biologia & Saúde fomentando a reflexão em termos de projetos de investigação em curso no país.

Dada a disseminação geral e mundial da resistência microbiana a antibióticos, o tema escolhido para a 2ª jornada revela a preocupação do projeto em curso, intitulado “Estudo das interações hospedeiro-patogénio presentes na infeção pela bactéria Helicobacter pylori em Cabo Verde”, que vai ser apresentado no dia 20 de junho, às 15h30, na Reitoria da Uni-CV, projeto esse que foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e Segurança Social (MSSS) de Cabo Verde e o médico gastroenterologista Dr. Francisco Barbosa Amado. Resultados preliminares, indicam a resistência a antibióticos usados correntemente na prática clínica em Cabo Verde, incluindo casos de resistência múltipla.

IMG_8378-2.jpg