7627_artigo_Vulcao_Caboverde_3.jpg

Os docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV, Sónia Silva, Vera Alfama, Nadir Cardoso e José Manuel Pereira realizaram uma pesquisa sobre a Erupção Vulcânica 2014–2015 no Vulcão do Fogo, em colaboração com o Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros (SNPCB), Instituto Vulcanológico das CANÁRIAS (INVOLCAN)/Instituto Tecnológico das Energias Renováveis das Canárias (ITER) e o Instituto Vulcanológico e Geofísico da Itália (INVG).

O artigo intitulado “Satellite and Ground Remote Sensing Techniques to Trace the Hidden Growth of a Lava Flow Field: The 2014–2015 Effusive Eruption at Fogo Volcano (Cape Verde)” foi publicado recentemente na revista internacional “Remote Sensing”. Para o seu desenvolvimento e elaboração, realizou-se o seguimento e observação direta da erupção vulcânica na ilha do Fogo, apoiando-se, assim, na obtenção de dados que foram descritos em relatórios diários referentes à geoquímica dos gases (S02) e à geologia/vulcanologia. Foram utilizadas várias técnicas de deteção remota para interpretação de dados relativos aos fluxos e temperaturas das lavas, para compreensão do desenvolvimento dos tubos de lava, com o objetivo de desenvolver uma ferramenta que permita a avaliação de perigos e mitigação de riscos neste e noutros vulcões.

“Remote Sensing” (ISSN 2072-4292) publica regularmente trabalhos de pesquisa, revisões, cartas e comunicações cobrindo todos os aspetos da ciência do sensoriamento remoto, desde projeto de sensor, validação / calibração até à sua aplicação em geociências, ciências ambientais, ecologia e engenharia civil.

Para ler os textos on-line ou fazer o download de forma individual, basta acessar aqui