adesignaward-Gala-2017-1883.jpg

O professor da Uni-CV e transmedia designer, Salif Silva, foi selecionado para estar entre académicos especialistas, membros proeminentes da imprensa e prestigiados profissionais de design, como membro do Júri do International Design Academy - The Grand A' Design Award Jury Panel, da A’ Design Award & Competition. Marcou, assim, presença, em representação de Cabo Verde e da Uni-CV, na A’ Design Award Winners’ 2017-2018, cerimónia que teve lugar em Como, na Itália, no passado dia 29 de junho de 2018.

A’ Design Award & Competition, realizada anualmente, é a principal competição de design internacional e visa promover e reconhecer os melhores trabalhos de design do mundo, em todas as disciplinas criativas. As distinções da A' Design Award procuram, assim, estimular os designers, companhias e marcas de todo o mundo a criar produtos e projetos que beneficiem a sociedade. Todos os anos são premiados projetos que privilegiam a inovação, a tecnologia, o design e a criatividade. A competição estabelece o Ranking do Mundo do Design (World Design Rankings). Este ano foram premiados 1962 trabalhos de design, de 100 países, em 99 disciplinas de design.

Salif Silva destacou a importância do evento que reúne os melhores designers a nível mundial, bem como a visibilidade de Cabo Verde no evento, tendo em conta que é um dos poucos países africanos a marcar presença no mesmo.

“A nossa participação permitiu estabelecer vários contactos e reforçar o network. É um grande privilégio fazer parte deste grandioso evento que reúne os maiores talentos mundiais do design. Estar entre os membros do Júri é um grande prestígio e responsabilidade para a Uni-CV. É importante para a nossa universidade e para o país marcar presença em eventos desse género. Cabo Verde foi um dos poucos países africanos no evento. É fundamental marcar presença em eventos como A’Design Awards e ter mais visibilidade a nível internacional. Em termos de resultados, está a ser pensada a promoção de eventos nacionais ligados ao Design e a internacionalização que poderão vir a contar com o apoio dos organizadores da A’Design Award”.

A Uni-CV, desde 2009, ministra cursos ligados ao design de Informação, de Comunicação e Multimédia e tem colocado centenas de jovens designers no mercado de trabalho. De salientar que a participação da Uni-CV no evento, em Itália, contou com o financiamento do Governo de Cabo Verde, através da Secretaria de Estado Adjunta do Ministro de Estado.