Um grupo de investigadores, do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil, proferiram palestras na sexta-feira, dia 16 de novembro, no auditório do Campus de Palmarejo. “Mudanças Globais e Conservação Marinha”, “Conetividade no Atlântico Tropical” e “Genética Marinha e Aplicações em Aquicultura” foram os temas apresentados.

O professor investigador Marcelo de Oliveira Soares, iniciou o conjunto de palestras com apresentação dos resultados da sua investigação sobre “Mudanças Globais e Conservação Marinha”, tendo sublinhado que os oceanos estão a passar por um processo de transformação, que muitas vezes não são percebidos porque estão debaixo da água. Apresentou, também, os impactos e as mudanças da diversidade marinha, bem como as ameaças da parte da pesca, da poluição marinha, do saneamento e do aquecimento global. Alertou que para preservar a economia azul, devemos conhecer o que há debaixo da água.

“Conetividade no Atlântico Tropical,” foi a outra palestra proferida pelo professor investigador Carlos Eduardo Teixeira, que atualmente trabalha com a Oceanografia Física e que abordou a oceanografia Física e a Biologia. Durante a palestra, presenciada por estudantes de Ciências Biológicas e outros convidados, o palestrante mostrou estudos sobre Ecologia em termos da conetividade.

Por fim, o professor investigador Rodrigo Maggioni, debruçou-se sobre os eixos da “Genética Marinha e Aplicações em Aquicultura”, tendo centrado a sua atenção sobre a importância da Aquicultura no mundo, as suas potencialidades e as aplicações da Genética da Aquicultura.

acomonia azul.png