A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde (FCT- UNICV) realizou duas conferências dedicadas aos temas “Ética na pesquisa em Saúde” e “Clonagem Humana Reprodutiva e Edição Genómica” bem como um curso sobre “Bioética na Pesquisa em Saúde”.

A conferência sobre “Ética na pesquisa em Saúde” realizou-se na quarta-feira, dia 13, sendo proferida por Esperança Sevene do Comité Nacional de Bioética para a Saúde de Moçambique e Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane.  Esperance Sevene discorreu sobre a bioética na saúde e sublinhou o respeito e a autonomia dos participantes na pesquisa, de modo a não infringir de forma voluntária os riscos ou danos e a pesquisa tenha benefícios para os pesquisadores com base em padrões universais.

A segunda conferência, que se realizou no dia 15 de março, foi dedicada ao tema “Clonagem Humana Reprodutiva e Edição Genómica”, pela Professora Helena Pereira de Melo da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

No intervalo entre as conferências, nos dias 14 e15, a Uni-CV promoveu ainda uma ação de formação sob o tema “Bioética na Pesquisa em Saúde” que teve como finalidade sensibilizar os participantes e parceiros para o reforço e consolidação das suas atividades no que diz respeito aos seus Comités de Ética em Pesquisa com seres humanos. Pretendeu-se igualmente proporcionar uma reflexão e partilha das questões de Ética na Pesquisa em Saúde, reforçar os conhecimentos dos participantes e fomentar as condições para a futura instalação de uma Comissão de Bioética na Uni-CV.

A docente da FCT-UNICV, Isabel Araújo, que é também Coordenadora de Cabo Verde do Projeto sobre o Reforço dos Comités Bioéticos na África Lusófona, avançou que se trata de um projeto inovador para o país, que reúne estes países referenciados em torno de uma temática com vista a colocar a tónica numa questão fundamental relacionada com a investigação em saúde.

IMG_8165.JPG