A Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde (FCT/Uni-CV), em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal, promoveu de 11 a 15 de fevereiro, uma ação de formação em “Comunicação de Ciência”, no Campus de Palmarejo.

A formação, ministrada pela Investigadora e Docente da Universidade de Lisboa, Ana Moutinho, teve como objetivo reforçar as competências dos investigadores, gestores e profissionais das áreas da saúde e da comunicação na apresentação e divulgação de resultados e na gestão do impacto da sua investigação.

Objetivos da comunicação, planos de comunicação institucional, comunicação individual e de equipas, boas práticas na escrita e edição de textos científicos, Grantsmanship – a escrita de candidaturas, escrita jornalística, apresentações orais em conferências académicas ou profissionais, apresentações orais para financiadores e políticos, e media training, foram  alguns tópicos ministrados na formação.

No âmbito desta atividade foi realizada ainda uma conferência, intitulada “Da ideia à notícia: os caminhos da comunicação de ciência”, proferida pela mesma investigadora  , no auditório da Escola de Negócios e Governação, no Campus do Palmarejo.

Na conferência, a especialista centrou-se em algumas técnicas e metodologias de comunicação que podem ajudar esses profissionais a melhorarem o relacionamento com os diferentes públicos.

Formação em Comunicação de Ciência